No próximo dia 24 de maio, o estado de Alagoas dará início ao projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) com a vacinação contra a doença. A iniciativa tem como objetivo erradicar a PSC em todo território nacional.
Na última quinta-feira (13), o Mapa em parceria com ABCS e 333 Brasil, em conjunto com as demais instituições organizadoras, realizou uma webinar de Lançamento da “Campanha de Vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas”. A PSC, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença viral, altamente contagiosa mas não é transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
Além de Alagoas, outros 10 estados brasileiros fazem parte da zona não livre da doença: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. As zonas livre de PSC do Brasil são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a vacinação é proibida e incorpora15 estados brasileiros e o Distrito Federal (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, RO e AC) e não registra ocorrência da doença de PSC desde janeiro de 1998.
No lançamento da Campanha de Vacinação, foi apresentado o Plano Estratégico Brasil Livre de PSC e importância para a suinocultura nacional. Também foram abordados os desafios do projeto piloto com a vacinação em Alagoas, bem como as perspectivas futuras com a replicação da campanha nos demais estados que compõe a zona não livre de PSC.
Para assistir ao vídeo completo do lançamento da campanha é só clicar aqui
13 de maio de 2021/ ADEAL/ Brasil.
http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/