Impulsionada pela preocupação com as mudanças climáticas e com seus impactos no futuro do planeta, a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância nas cadeias produtivas, pautando não só as ações dentro da atividade, mas as escolhas dos consumidores.
A suinocultura tem adotado diversas iniciativas para reduzir os danos ao meio ambiente e garantir a sustentabilidade da produção e da proteína entregue aos consumidores.
Conheça algumas das medidas adotadas:
Biodigestor: Transformando dejetos em fonte de energia, adubo e combustível
O biodigestor é um equipamento utilizado nas granjas de suínos há mais de 20 anos. O biogás, resultado do processo que acontece dentro do biodigestor, é composto principalmente de gás metano, carbônico, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. Ele é uma importante fonte de energia limpa e renovável que reduz os efeitos negativos da emissão de gases na atmosfera, e diminui os custos com energia elétrica na suinocultura.
Quando transformado em biometano, o biogás se transforma em um biocombustível que tem potencial para substituir o gás natural veicular utilizado em caminhões nas agroindústrias.
Após a geração do gás produzido pelo biodigestor, os resíduos deste processo viram biofertilizantes, utilizados como adubo orgânico na agricultura. Este material reduz a formação de resíduos deixados pelo adubo químico, e potencializa a fertilidade do solo.
Energia limpa
Além do biogás como fonte de energia limpa, muitas granjas utilizam a energia solar, por meio de placas fotovoltaicas instaladas na propriedade. Essas outras fontes de energia ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa no meio ambiente, colaboram para uma suinocultura mais eficiente energeticamente e de baixa emissão de carbono.
Uma só saúde e um só bem-estar: uso racional de antimicrobianos e bem-estar animal na suinocultura
Por ser uma responsabilidade compartilhada entre todos, a produção de suínos tem dado atenção no que diz respeito a promover o uso racional e eficaz de antimicrobianosna suinocultura, através de programas de vacinação para proporcionar uma melhor imunidade aos animais, além da adoção de planos de biosseguridade nas granjas, e de conceitos de bem-estar animal (BEA), monitoramento das doenças com correto diagnóstico e a implementação de substitutivos aos antibióticos para proporcionar o equilíbrio da microbiota e melhor resposta imunológica.
10 de abril de 2023 /ABCS /Brasil.
https://abcs.org.br