As doenças suinícolas que ganharam a pauta global do setor e que geraram impactos na oferta de alimentos mundial estarão em debate do Simpósio sobre Enfermidades de Suínos, que acontecerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no país, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
Previsto para o segundo dia do SIAVS (10 de agosto), o Simpósio será mediado pelo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, e detalhará a situação da Peste Suína Africana (PSA) e ações da WOAH (antiga OIE), em apresentação da representante do órgão global, Charmaine Chng Wenya.
Em seguida, o auditor fiscal federal Marcelo Camargos, responsável pelo LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária) de Minas Gerais, falará sobre diagnósticos hoje disponíveis e as estratégias para detecção da PSA – uma enfermidade da qual o Brasil é livre há quatro décadas.
Outra enfermidade que estará em pauta será a Peste Suína Clássica (PSC). Sobre ela, o auditor fiscal federal agropecuário Guilherme Zaha Takeda, chefe da divisão de sanidade dos suídeos do Ministério da Agricultura, falará sobre a situação atual e total controle da enfermidade na zona não livre hoje no Brasil.
Abordando outras enfermidades, Fabio Vanucci, da Universidade de Minnesota, tratará da Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) e da Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED).
Fechando a programação de palestras, Lia Treptow Coswig, auditora fiscal federal da Coordenação de Assuntos Especiais do Ministério da Agricultura, falará dos desafios para o controle de javalis no Brasil – ponto relevante para a manutenção do status sanitário nacional.
Redação SIAVS 2022.
https://www.siavs.com.br