X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Sete empresas se unem à coalizão inédita de bem-estar animal no Brasil

A COBEA propõe uma forma de unir a cadeia de abastecimento de proteína animal para acelerar o progresso.

7 Outubro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

logoA Colaboração da Indústria de Alimentos Brasileira para o Bem-Estar Animal (COBEA), uma iniciativa colaborativa pré-competitiva inédita no Sul global, foi criada recentemente com o objetivo de promover o bem-estar animal no Brasil e no longo prazo na América do Sul. Iniciada pela startup Produtor do Bem, a coalizão anunciou a adesão de sete importantes players da cadeia de proteína animal brasileira, o Grupo IMC (International Meal Company, uma das maiores plataformas de food service do Brasil com marcas como Pizza Hut e KFC), Special Dog Company (produtora de alimentos para animais de estimação no Brasil), Minerva Foods (produtor de carne), JBS Brasil (produtor de carne), Planalto Ovos (empresa pioneira na produção em larga escala de ovos livres de gaiolas), Mantiqueira (maior produtora de ovos do Brasil) e Danone Brasil (líder mundial na produção de laticínios).

Além do setor alimentar, a COBEA está aberta a empresas associadas do setor da alimentação para animais de estimação e de outros setores que dependem de animais e dos seus produtos como parte dos seus negócios. A iniciativa reconhece a importância da colaboração entre todos os membros da cadeia de abastecimento. “O bem-estar animal é uma questão complexa que requer uma abordagem que atenda às necessidades e expectativas de um amplo grupo de partes interessadas. O COBEA oferece uma oportunidade para toda a cadeia de valor unir forças e trabalhar em conjunto”, afirma a Diretora Executiva, Elisa Tjarnstrom.

Em sua primeira reunião, o COBEA nomeou seu primeiro presidente, o Gerente de Desenvolvimento Sustentável da marca brasileira de alimentos para animais de estimação Special Dog Company, João Paulo Camarinha Figueira, para liderar a coalizão.

“Desde o início ficou evidente que havia um propósito genuíno de avançarmos nesse tema, construindo um ambiente colaborativo entre empresas. A granja de bem-estar para aves, suínos, peixes e demais espécies que oferecem proteína animal ao mercado pet é um objetivo que buscaremos a:ngir de forma organizada, estratégica e consistente, a partir de nossa participação na COBEA. Acreditamos que a união de empresas comprometidas com os avanços em bem-estar animal, somando experiências e competências distintas, trará velocidade e intensidade no cumprimento de nossos objetivos”, afirma o presidente.

Segundo o diretor da Planalto Ovos, Daniel Mohallem, o principal motivo de a empresa aderir à coalizão foi a vontade de continuar aprimorando suas práticas e se manter na vanguarda do bem-estar animal.

“A oportunidade de expressar nossa opinião sobre temas relevantes e garantir representação junto a órgãos oficiais é essencial para a empresa. Acreditamos que a partilha de aprendizados e boas práticas irá gerar e disseminar conhecimento, elevando o nível de bem-estar animal no setor produtivo, bem como aumentando a consciência do consumidor. Melhorias significativas nesta área só serão alcançadas através da cooperação entre os diferentes elos da cadeia produtiva. Além disso, a transparência e a confiabilidade das informações são aspectos fundamentais para o sucesso desta iniciativa”, observa.

Soluções conjuntas para acelerar o progresso

A COBEA nasceu de um crescente interesse e proatividade na cadeia de proteína animal brasileira em termos de bem-estar e práticas sustentáveis. A ideia surgiu em 2023, quando ficou claro que havia apetência por um maior diálogo e colaboração no setor, envolvendo todos os elos relevantes da cadeia de valor. A iniciativa foi criada como uma organização independente sem fins lucrativos e, além dos sete membros iniciais, outros participantes serão gradualmente incluídos.

“A Produtor do Bem possibilitou a criação do COBEA porque acreditamos que a colaboração da indústria, além da certificação, é necessária para tornar o sistema alimentar mais sustentável. São necessárias mudanças sistêmicas, onde todos os envolvidos são necessários para alcançar o progresso”, afirma o CEO da Produtora do Bem, José Ciocca.

O cofundador da Produtor do Bem, Leonardo Vega, reforça a importância dessa colaboração, também no sentido de demonstrar a proatividade da indústria brasileira em nível global. “Temos o compromisso de mostrar ao mundo que o Brasil não apenas produz em larga escala, mas também assume compromissos genuínos com o bem-estar animal e a sustentabilidade. Através do COBEA será possível partilhar o progresso e contribuir para conversas globais sobre o futuro sustentável da produção animal”, conclui.

04 de outubro de 2024 - COBEA

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista