O setor de suinocultura em Santa Catarina está vivenciando um período de crescimento e valorização, conforme destacou Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). Desde o início do segundo trimestre deste ano, houve uma melhora significativa, trazendo uma nova esperança para os suinocultores independentes.
A valorização dos suínos tem se manifestado através de reajustes frequentes nos preços das bolsas, especialmente na Bolsa de Santa Catarina e na Bolsa de Braço do Norte, região Sul de Santa Catarina.
Outro fator importante para o bom momento da suinocultura é o crescimento das exportações. Países como Filipinas e China são grandes compradores. Diversificar os mercados tem sido uma estratégia eficiente, equilibrando as exportações e reduzindo a dependência de grandes importadores individuais.
Losivanio enfatizou que o segundo semestre parece promissor, com uma expectativa de exportações ainda maiores e um consumo interno impulsionado pelo inverno.
Apesar do bom momento, Losivanio alertou sobre a importância de investir em melhorias nas propriedades rurais em vez de expandir a produção desenfreadamente. "Não é o momento de comprar matrizes e querer ampliar a planta. É o momento de melhorar as condições dentro da nossa empresa rural", aconselhou.
17 de julho de 2024 /ACCS /Brasil.
https://accs.org.br