Nos dias 26 e 27 de outubro, Foz do Iguaçu (PR) sediou a ‘Pork 20 Anos & 10º Congresso Latino Americano de Suinocultura’. O evento contou com uma imersão em Ciência e Pesquisa, negociações intensas na Feira de Negócios, vários lançamentos e premiação.
Foram 2.637 inscritos e público total de cinco mil pessoas em dois dias de evento. Participantes de mais de vinte países, 150 corporações industriais representadas e setenta empresas com estandes na Feira de Negócios.
Foram apresentadas quarenta palestras com temas importantes para a suinocultura, como biossegurança, nutrição de precisão, produção sustentável, dietas da matriz ao suíno abatido, a granja do futuro 5.0, o mercado global de carnes e grãos, os desafios da zootecnia, a digitalização dos processos, o panorama do alimento do futuro, as novas gerações de consumidores, a explosão populacional da África e da Ásia, ESG, o alimento premium e o que a sociedade quer de uma proteína saudável e de qualidade.
A premiação dos trabalhos científicos, que leva informações originais e inovações nas diversas áreas de estudo da suinocultura, foi disputado nas categorias Tecnologia, Reprodução e Nutrição. Na primeira, quem levou o primeiro lugar foi o trabalho ‘Modelos para alimentação de precisão para suínos em grupo’. Em Reprodução, o premiado foi o estudo ‘Sincronização do estro em fêmeas suínas pós-desmamadas’. E na área de Nutrição a pesquisa vencedora foi o tema ‘Validação de método de cálculo de diâmetro geométrico médio via mensurador de granulometria para a indústria de ração animal’.
A PorkExpo LATAM 2023, encontro anual, já tem data definida e será nos dias 7 a 9 de novembro, também em Foz do Iguaçu.
Pork Expo 2022 e Redação 333 Brasil.