Você sabia que no dia 30 de abril (quarta-feira), é celebrado o Dia da Carne Suína Mineira? A data foi instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através da LEI 21125, de 2014, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e gastronômica no estado. Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), que neste ano comemora 53 anos de atividade.
Em Minas, esta é uma proteína que está presente no dia a dia e nos momentos de confraternização, ela faz parte da vida e da cultura alimentar local, não por acaso, estrelam entre os nossos pratos tradicionais e mundialmente reconhecidos: torresmo, leitão à pururuca, costelinha com canjiquinha, lombo com tutu, barriga à pururuca entre tantos outros mais e todo este cenário leva MG ao primeiro lugar no ranking de consumo da carne suína no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, a estimativa é que cada mineiro tenha consumido 27,4 kg per capita.

Minas Gerais não é referência apenas no consumo, mas também na produção da carne de porco. O estado é o quarto maior produtor de suínos do Brasil, o quarto maior exportador da proteína, conta com um um plantel de 339.763 matrizes, gera direta e indiretamente cerca de 200 mil empregos e em 2024, segundo o MAPA, o Valor Bruto da Produção (VBP) foi estimado em R$ 6,8 bilhões .
Minas Gerais exportou 5,5 mil toneladas de carne suína nos primeiros dois meses de 2025. Para o presidente da associação, Donizetti Ferreira, Minas é um caso à parte em consumo e qualidade da produção e somos mundialmente conhecidos por estes feitos. “É muito gratificante garantir uma proteína saudável, de preço acessível e sabor incomparável aos mineiros em especial e aos consumidores do mundo como um todo” disse o presidente.
28 de Abril de 2025 /ASEMG/ Brasil
https://www.asemg.com.br