A cerimônia de encerramento e premiação da 16ª edição do Prêmio Melhores da Suinocultura Agriness ocorrerá no dia 3 de maio. Será possível acompanhar o evento e conhecer os vencedores na live transmitida no canal oficial da Agriness no Youtube, a partir das 17h.
Nesta edição o maior projeto de benchmarking da suinocultura conta com a participação de granjas de 24 países e três continentes - América Latina, Europa e da Ásia, e alcança a marca de 2.493 granjas e de 2.206.191 milhões de matrizes. O prêmio é concedido a produtores de suínos que alcançam os melhores resultados em produtividade no Brasil, Argentina e Colômbia, além da categoria Outros Países, que reúne granjas de diferentes países do mundo em uma mesma base de comparação e classificação.
Dentre os indicadores avaliados, o DFA (desmamado/fêmea/ano) é o indicador utilizado para definir a classificação, são premiados os produtores que alcançam os melhores resultados neste indicador. No Brasil a premiação é feita por faixa de matriz (tamanho de granja) e nos demais países por classificação geral.
Há também premiação para a granja evolução, considerada aquela que obteve o maior incremento de DFA nos últimos três anos. Esta premiação é válida para o Brasil, Argentina, Colômbia e Outros Países.
LPV - o novo indicador de produtividade
A grande novidade desta edição será a apresentação do novo indicador de produtividade: o LPV - Leitões Produzidos na Vida da matriz. O LPV representa a quantidade de leitões que a matriz produziu na sua vida útil, antes de ser removida do plantel, por descarte ou morte.
O custo genético de uma granja é bastante relevante, por isso monitorar a otimização deste recurso vem de uma necessidade na suinocultura atual. “O grande mérito desse indicador é gerar uma medida que permite uma comparação mais completa da produtividade das matrizes, pois muitas vezes, pelo potencial que a genética nos oferece, temos uma sensação de produção de cada matriz que pode não ser a real. Dependendo das nossas decisões e manejos dentro da granja, essa produção pode ser impactada diretamente. Um LPV mais alto mostra que além de permanecer por um período maior no plantel, as matrizes também estão sendo mais eficientes em produzir leitões, o que tem impacto direto na redução dos custos da granja”, explica Junior Salvador, Diretor de Negócios da Agriness.
Serviço:
- Prêmio Melhores da Suinocultura Agriness
- Cerimônia de encerramento e premiação da 16ª edição
- 3 de maio de 2024, às 17h
- Transmissão ao vivo no canal da Agriness no YouTube.
Abril de 2024 /AGRINESS.