Na tentativa de buscar melhores horizontes para os suinocultores, que passaram por quase 30 meses de crise na atividade, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), espera há pelo menos cinco meses uma resposta do Governo Estadual, sobre o pedido de alteração no valor do crédito presumido do ICMS nas operações de envio de animais para serem abatidos em outros estados.
Em maio deste ano a associação se reuniu com o colégio de líderes da ALMT, e apresentou a proposta de alteração na porcentagem do imposto, mas desde então, não houve nenhuma sinalização por parte do poder executivo.
Segundo levantamento, no período de 24 meses, a suinocultura de Mato Grosso perdeu aproximadamente 20 mil matrizes, e de acordo com a Acrismat, mais de 50 suinocultores encerraram suas atividades.
Atualmente o valor do crédito presumido do ICMS no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) é de 50%, o pedido da associação é que este valor passe a pelo menos 90%, mas há uma sinalização do Governo do Estado que este valor será de no máximo 75%.
09 de outubro de 2023 /ACRISMAT/ Brasil.
https://acrismat.com.br