A ABCS em conjunto com a 333 Brasil, organizaram na manhã da segunda-feira (31), o evento de capacitação das equipes de vacinadores que irão atuar em campo no Projeto Piloto de Erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) no estado de Alagoas.
Foram treinados 56 vacinadores para atuarem nas regiões do sertão, do agreste e do leste alagoano. O evento também contou com a participação do quadro técnico de Médicos Veterinários oficiais das 15 unidades regionais da ADEAL, contabilizando o total de 130 participantes durante todo o curso. O número de vacinadores foi pensado para reduzir os riscos de contaminação relacionados à pandemia de Covid-19, diminuindo a quantidade de pessoas circulando dentro das propriedades.
Foi apresentado o procedimento caso algum vacinador se depare com animais contaminados, lembrando que a notificação da PSC é obrigatória, e procedimentos para se prevenir a PSC com medidas que consistem em não fornecer restos de alimentos e lavagem aos animais, manter os suínos presos para que não haja contato com suínos de outras propriedades, não emprestar ou pegar emprestado reprodutores de outras propriedades, só comprar e vender suínos com garantia da origem reconhecida por órgãos oficiais e sempre transportar junto da Guia de Trânsito Animal (GTA).
A Pest-Vac é uma vacina contra o vírus da PSC, da empresa Zoetis, composta pelo vírus vivo atenuado, que resulta em uma rápida estimulação do sistema imune, garantindo uma boa proteção dos animais, deve ser administrada em dose única em suínos sadios a partir de 14 dias de vida, reiterando que a vacina não causa nenhuma reação adversa significativa nos animais. Além da vacinação, os vacinadores devem realizar também a identificação dos animais vacinados com um brinco amarelo grafado “PSC-AL.
01 de maio de 2021/ ABCS/ Brasil.
http://abcs.org.br/