X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Laboratórios da Universidade Federal de Viçosa estão credenciados para realizar testes de detecção do coronavírus

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) credenciou 6 laboratórios da UFV para realizar testes de detecção do novo coronavírus, dentre eles, dois são coordenados por orientadores do programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.

UFV no diagnóstico da Covid-19
UFV no diagnóstico da Covid-19
20 Abril 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, autorizou que a UFV comece a realizar testes para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Seis laboratórios da Universidade (cinco do campus Viçosa e um do campus Rio Paranaíba) estão entre os 19 credenciados no estado e seus pesquisadores já estão à disposição para analisar amostras coletadas de pacientes com suspeita de Covid-19. Eles aguardam apenas a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes. A expectativa é a de que sejam realizados em torno de 200 testes por dia, liberando os resultados em até 48 horas.

O teste autorizado é o RT-PCR em tempo real, no qual é coletada uma amostra de secreção nasal e da garganta do paciente e levada ao laboratório para uma busca pelo material genético do SARS-Cov-2.

Integrarão a Redelab Covid-19 do governo de Minas o Laboratório de Vírus, coordenado pela professora Poliane Alfenas Zerbini (Departamento de Microbiologia); Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini (Departamento de Fitopatologia); Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (Departamento de Medicina Veterinária); Laboratório de Biotecnologia Animal, coordenado pela professora Simone Guimarães (Departamento de Zootecnia), e Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God, do campus Rio Paranaíba. O Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde da UFV, coordenado pelo farmacêutico-bioquímico Marcos Rodrigo de Oliveira, também atuará na rede, gerenciando o recebimento das amostras, cadastrando-as no sistema e emitindo os laudos.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressalta que o credenciamento pela Funed é de extrema importância para a sociedade. Ele lembra que a realização precoce dos testes poderá desafogar o sistema de saúde de Viçosa e de Rio Paranaíba. “Realizar 200 testes por dia é um volume significativo, levando-se em conta que, em Viçosa, por exemplo, até o dia 31 de março, haviam sido feitos apenas 27 testes de detecção do coronavírus. O reitor acrescenta ainda que esta é apenas uma das ações que a Universidade vem desenvolvendo no sentido de minimizar os impactos da pandemia. Outras estão em andamento, em conjunto com as secretarias de saúde das cidades onde estão localizados seus três campi - Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

19 de abril de 2020 - UFV

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157278 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista