O Grupo Agroalimentar Vall Companys encerrou o exercício de 2023 com um volume de negócios de 4.148 milhões de euros, mais 38% que no ano anterior. De acordo com as contas anuais depositadas na Conservatória do Registo Comercial, as principais razões para este crescimento residem em diversos aspectos: os preços históricos de comercialização da carne suína na Mercolleida em resultado dos ventos inflacionistas favoráveis de 2022 e do desequilíbrio entre a oferta e a procura; as aquisições da Embutidos Rodríguez (janeiro de 2023) e do Grupo Sada e o processo de fusão da divisão de farinhas com a Caja Rural de Navarra (no final de 2022).
As vendas do Grupo Vall Companys são diversificadas por canais de vendas e mercados nacionais e internacionais. Nesse sentido; As vendas da divisão de farinhas enquadram-se a nível nacional, dinâmica semelhante na divisão de aves com um fluxo de exportação de aproximadamente 7%, enquanto na divisão de suínos o fluxo de exportação internacional representa mais de 30% tendo a Europa Central e a Ásia como principais mercados .
O Grupo permanece fiel à sua filosofia de reinvestimento contínuo: consciente de que este compromisso é fundamental para manter a sua liderança competitiva no setor agroalimentar espanhol e mundial. Por isso, mantém o ritmo de investimentos nas suas instalações para ser referência em inovação, qualidade e segurança alimentar em escala nacional e internacional. Especificamente, ao longo de 2023 estes investimentos em Espanha ascenderam a 87 milhões de euros.
A empresa alcançou uma margem de 5,8% nas vendas a terceiros, o que se traduz num lucro líquido de 243 milhões de euros. O aumento de 2% na margem face a 2022 deve-se a diversos factores: a capacidade de ter um custo de produção mais óptimo do que os preços de mercado que atingiram máximos históricos, uma política estratégica de cobertura na contratação de matérias-primas para alimentação animal e energia -para proteger contra a volatilidade do mercado e sinergias e eficiências comerciais.
Nesse sentido, assim como nos exercícios anteriores; A corporação dedica o resultado a reservas, estabilização de índices de endividamento e aplicações e facilidades financeiras.
Consolidação do projeto do suíno ibérico
O ano de 2023 foi marcado pela consolidação do projeto de carne de suíno ibérico do Grupo Vall Companys. No referido ano, a empresa passou de parceira de 40% a 100% nas instalações de processamento e corte de Soto de la Vega (Embutidos Rodríguez).
Com este marco, o Grupo Vall Companys estruturou a sua “rota da prata” de norte a sul desde a província de León até ao município de Jabugo; com uma empresa de integração pecuária com explorações associadas em Castela e Leão (isca ibérica), sul da Extremadura e noroeste da Andaluzia (alimentados com bolota ibérica); o referido frigorífico de abate e corte em Soto de la Vega onde existe uma sala de secagem, e mais duas salas de secagem, uma em Fuenterroble de Salvatierra (Salamanca) e outra em Repilado, município de Jabugo (Huelva).
Concluindo, o Grupo Vall Companys passou de 33.000 suínos ibéricos abatidos em 2017 para 320.000 em 2023. A perspectiva é continuar crescendo até 2024.
Implementação internacional na América Latina
Desde 2017, o Grupo Vall Companys estabeleceu-se gradualmente como acionista minoritário no Peru, Colômbia, México, Uruguai e Brasil. Todas as operações envolveram o estabelecimento de sinergias, a disponibilização de know-how e o fortalecimento da cadeia de valor da pecuária e da carne. As condições de implementação estabeleceram que estes mercados apresentavam um défice de produção nacional, pelo que é necessário motivar a produção local.
A última operação internacional em 2023 foi a entrada na empresa brasileira Master Agroindustrial com 32,7% das ações. A Master tem capacidade de processamento de 3.000 suínos por dia, 2.000 funcionários e colabora com 320 produtores.
O Grupo reforçou o seu nível de internacionalização. Nos últimos anos, graças às exportações; Muitos talentos locais conseguiram crescer profissionalmente ao se especializarem em comércio internacional. Atualmente, este processo de implementação é também uma oportunidade de crescimento para muitos profissionais do Grupo Vall Companys.
Emprego de valor e estruturação da Espanha rural
A corporação encerrou 2023 gerando um total de 12.558 empregos diretos em suas unidades produtivas e serviços centrais; Mais 9,2% do que no final de 2022. A maior parte destes empregos são gerados em cidades da zona rural de Espanha, onde o Grupo Vall Companys tem os seus centros de produção.
A empresa tem feito da formação contínua uma mais-valia para promover o talento interno. Ao longo de 2023, foram investidos mais de 490 mil euros em formação e um total de 30.290 horas. De referir que, atualmente, o Grupo agroalimentar Vall Company obteve o certificado TOP Employer durante quatro anos consecutivos. Este certificado credencia o Grupo como uma das empresas empregadoras líderes em Espanha.
18 de julho de 2024 - Grupo Vall Companys