Em mais um projeto inovador na suinocultura, Mato Grosso do Sul inaugura nesta sexta-feira (26) um empreendimento inédito. A granja Nossa Senhora Aparecida, instalada em Dourados, é a primeira do país a alimentar os mais de 10 mil animais alojados com ração líquida em um ambiente que reúne todas as tecnologias disponíveis no mundo para o setor.
A granja dos produtores Osmar Rodrigues Caires e Walter de Fátima Pereira conta com investimento de R$ 9 milhões financiados via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e representa para Mato Grosso do Sul um salto de tecnologia e inovação na suinocultura.
O proprietário Osmar Rodrigues explica que esta é a primeira granja do Brasil a ter ração líquida, pressão negativa, cocho em inox e piso vazado e é um típico exemplo de suinocultura de precisão. Entre as vantagens da alimentação líquida está a economia na ração. Os proprietários estimam redução de 200 gramas de ração por kg de carne produzido.
A granja é integrada com a Seara e prevê entregar mais de 30 mil animais por ano para a abate. O frigorífico conta atualmente com 155 produtores integrados e abate 5 mil suínos por dia. A ração é fornecida pela Seara e na granja passa pelo processo para ser líquida.
Alessandro Boigues, presidente da Asumas explica que em termos de tecnologia disponível no mundo, essa granja agrega todas, desde a parte de ambiencia, bem estar animal, tecnologia em nutrição, facilidade de manejo.
26 de fevereiro de 2021 / SEMAGRO / BRASIL.
https://www.semagro.ms.gov.br/