A alta do dólar está estimulando as exportações brasileiras. Com isso, Minas Gerais está aproveitando o momento como a crescente demanda de alimentos no mundo, com registro de incremento significativo das embarcações neste setor. Para acompanhar a movimentação do mercado, a mineira Ciacarne Alimentos concluiu, neste mês, investimento de R$ 50 milhões na expansão do frigorífico para suínos localizado em Urucânia, na Zona da Mata. Os aportes foram realizados justamente com o objetivo de incrementar negócios no mercado externo. Atualmente, a maior parte da produção é destinada ao mercado nacional, com atuação em todas as regiões do país.
No mercado brasileiro, além de Minas Gerais, as principais praças da empresa são os estados Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Durante o processo de expansão, a Ciacarne gerou aproximadamente 200 empregos entre diretos e indiretos.
Como o frigorífico está inserido no núcleo do polo suinocultor da região, o negócio estimula diretamente a produção local, fortalecendo a economia por meio da geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva e também no incremento da arrecadação.
Ainda segundo o prefeito, a presença da Ciacarne não só é fundamental para economia do município como ganhou significado ainda maior no período de crise econômica, em decorrência da pandemia.
08 de julho de 2021/ Governo de Minas Gerais/ Brasil.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/