Desenvolvido com exclusividade pela área de Nutrição e Saúde Animal da Evonik e pelo Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, o projeto é o primeiro desta linha na América Latina.


Inovadora, e coordenada pelo professor Dr. Bruno A. N. Silva, PhD em nutrição suína e adaptação ambiental, a parceria visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas para o entendimento da dinâmica das exigências nutricionais de fêmeas suínas reprodutoras de alto potencial genético. Para abastecer os estudos estão sendo utilizadas estações de alimentação computadorizadas e desenvolvimento de modelos matemáticos.

Dividido em duas etapas, o trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do centro de pesquisa com suínos do NEPSUI/UFMG e será conduzido pela equipe de pesquisadores do núcleo. A primeira fase, iniciada recentemente, terá duração de 10 meses, e desenvolverá estudos relacionados à nutrição de precisão no período de gestação das fêmeas. A segunda metade do projeto, que também acontecerá em 10 meses, avaliará a nutrição de precisão na fase da maternidade.
“O projeto terá ambas as etapas experimentais com os animais e as máquinas de nutrição de precisão no núcleo de pesquisas da universidade. Posteriormente, os dados coletados e amostras serão enviados para a Evonik para novas análises”, explica Silva.
09 de março de 2020 - Evonik/UFMG