Um total de 118 municípios, já tiveram suas amostras processadas na Embrapa Suínos e Aves na sexta-feira, dia 15 de maio. A ação ocorre em apoio ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen-SC.
O Lacen de Joaçaba (SC), que concentra as amostras de toda a região, entregou 130 delas à Embrapa na quinta-feira, dia 14, para serem analisadas. As amostras foram acondicionadas no laboratório NB3, seguindo todos os protocolos estabelecidos. A capacidade da Unidade é de realizar 500 testes a cada oito horas, porém isso dependerá da demanda e da disponibilidade dos insumos. A entrega das amostras ocorrerá todos os dias, por meio do Lacen.
Os testes são realizados em um dos laboratórios do Complexo de Sanidade e Genética Animal, no NB3, de alta biossegurança. A estrutura foi finalizada em 2014 e apoia o desenvolvimento e validação de técnicas de diagnóstico, bem como isolamento, caracterização, controle e prevenção de microrganismos infecciosos de interesse das cadeias suinícola e avícola.
A equipe que atua nos testes é formada por 12 profissionais, de áreas como virologia, imunologia, genética, bacteriologia, patologia, biologia, além de técnicos de laboratório. Dois profissionais foram treinados para realização dos testes no Lacen em Florianópolis para posterior treinamento ao restante da equipe da Unidade.
18 de maio de 2020- Embrapa