Na tarde da terça-feira (21/11), a Cooperativa Languiru anunciou oficialmente a venda do Frigorífico de Suínos, em Poço das Antas, à JBS, fruto de grande expectativa, especialmente a partir do plano de reorganização da Cooperativa e estágio de liquidação extrajudicial. Por questões de confidencialidade, a divulgação ocorre somente após a assinatura do protocolo de intenções e confirmação da negociação com assinatura do contrato. O anúncio oficial ocorreu durante evento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Pelo acordo, a companhia pagará R$ 80 milhões pelo ativo. Ainda ao longo dos próximos cinco anos haverá o investimento de mais R$ 120 milhões para reestruturar a planta e trazer novos equipamentos para a unidade, cujas operações foram descontinuadas no dia 30 de junho, quando ocorreram os últimos abates. Com o retorno às atividades, a capacidade de processamento da planta deve chegar a 1,2 mil suínos por dia e cerca de 400 postos de trabalho diretos deverão ser mantidos na cidade.
O protocolo de intenções assinado entre Governo do Estado, JBS, Seara Comércio de Alimentos e Cooperativa Languiru prevê, entre outras questões, a absorção de todos os suinocultores que eram integrados da Cooperativa e período de adaptação das propriedades às exigências da nova integradora, e prioridade de contratação de terceiros que anteriormente prestavam serviços. O passo seguinte será a reestruturação da cadeia produtiva e logística, cujos estudos já foram iniciados pela JBS. A expectativa é de, no começo do próximo ano, iniciar a recontratação de mão de obra para a unidade e, em março, retomar a produção. Atualmente os suínos disponíveis na região estão sendo processados nas unidades da Seara em Ana Rech e Seberi.
21 de novembro de 2023 /LANGUIRU /Brasil.
https://www.languiru.com.br