Vista como um dos grandes desafios para a otimização dos custos de produção, desempenho e sanidade de suínos, a nutrição terá atenção especial na sessão 04, que será realizada no dia 21 de junho, a partir das 9h, dentro da programação do Pré-Congresso do IPVS2022, que ocorre entre os dias 21 e 24 de junho, no RioCentro, Rio de Janeiro (RJ).
A palestra, que contará com a presença da médica-veterinária Siska Croubels, da Universidade de Ghent (Bélgica), do zootecnista Paulo Campos, consultor em nutrição de suínos na Cargill Animal Nutrition (Brasil) e do cientista John Pluske, do Instituto Australasiano de Pesquisa em Suínos (Austrália), trará relevantes informações sobre a associação entre nutrição, desempenho e resposta imune em suínos.
Intitulada “Imunologia via Nutrição”, a sessão abordará a importância da nutrição funcional visando auxiliar nos momentos de desafios sanitários e pressão de infecção. “Também discutiremos de que forma fatores externos, como micotoxinas e ambiente térmico, podem contribuir para acentuar a resposta imune diante de situações de desafios sanitários”, salienta o coordenados da sessão Bruno Silva, professor e pesquisador em Nutrição e Produção de suínos e Adaptação Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O professor afirma ainda que “o tema vem ao encontro da mudança global visando retirada do uso de antibióticos e redução do uso de óxido de zinco na produção de suínos. Desta forma, o entendimento do papel da nutrição como uma agente modulador do sistema imune pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias nutricionais visando sistemas livres de antibióticos, mas que sofrem com desafios sanitários”, complementa o especialista em interações entre o ambiente térmico e o sistema imune dos suínos.
Para Silva, trazer essa pauta para o congresso é fundamental. “O IPVS é o mais importante evento técnico científico da suinocultura mundial, onde serão abordados temas de extrema importância relacionados a biosseguridade, produtividade e inovação tecnológica no setor. Ou seja, este evento dará sustentação para definir os caminhos da suinocultura global nos próximos anos”, ressalta.
Além da sessão dedicada à nutrição, o Pré-Congresso traz temas de peso na sua programação. “A grade que preparamos está completa. Vamos trazer luz a temas como reprodução, antimicrobianos, imunologia por mucosa, Peste Suína Africana (PSA) e ainda um painel sobre agronegócios, que entregará uma visão mundial sobre o futuro do setor suinícola para os nossos congressistas”, assegura a médica-veterinária e presidente do IPVS2022, Fernanda Almeida.
Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site do evento e aproveite as condições especiais do segundo lote. Acesse: www.ipvs2022.com
IPVS2022 / Brasil.
https://ipvs2022.com