Após o anúncio da entrada das duas empresas em discussões exclusivas a aquisição da Choice Genetics França, Brasil e Polônia pela Axiom foi concluída nas instalações da Bruz, na presença de Frédéric GRIMAUD, Olivier Demeure, respectivamente presidente e CEO e vice-presidente executivo do Grupo Grimaud, Arnaud Degoulet e Guillaume NAVEAU, respectivamente presidente e CEO do Grupo Axiom, na presença de Fidal, EY e CMTHL.
Confira a entrevista com Guillaume NAVEAU, CEO do Grupo Axiom:
Quem é o Grupo Axiom?
O Grupo Axiom é atualmente líder francês em genética suína. Representamos cerca de 50% da produção suína francesa em termos de vendas de reprodutores e vendas de doses. Temos uma base acionária poderosa, composta por cooperativas francesas, que faturam 16 bilhões de euros e são presentes na França e internacionalmente, tanto no setor suíno quanto em outras atividades agrícolas. Também somos o principal exportador francês de animais reprodutores, com uma forte influência internacional, já que hoje temos 4 filiais, 1 na Polônia, 1 no Brasil, 1 na Espanha e 1 na China, e cerca de 90 distribuidores em todo o mundo.
Como o Grupo Axiom pode oferecer soluções inovadoras e competitivas aos produtores brasileiros?
Contamos com uma base de seleção mundial de 30.000 matrizes GGP. Estamos entre os líderes com uma das maiores bases de seleção, o que nos permite realizar um trabalho de seleção importante e rigoroso.
Temos 2 frases chaves em nossos critérios de seleção. A primeira é desmamar mais, mais pesado e mais facilmente. Queremos ter animais com qualidades maternais e com o máximo de autonomia possível. A eficiência alimentar é também essencial nos nossos eixos de seleção. Fizemos pesados investimentos para medir o índice de consumo de todas as nossas linhas e principalmente dos nossos machos reprodutores para oferecer o melhor aos nossos parceiros e clientes. Nosso objetivo é ter uma seleção global baseada na eficácia geral do nosso plantel.
Quais os principais objetivos da empresa a curto e longo prazo para se consolidar como referência em genética suína no Brasil e, de forma mais ampla, na América do Sul?
Se voltarmos para a América do Sul, e mais especificamente para o Brasil, o objetivo é estabelecer uma presença duradoura. Estamos convencidos de que a América do Sul faz parte e fará parte no futuro dos maiores centros de produção de suínos do mundo. Há verdadeiros benefícios aqui para produzir carne suína em quantidade e qualidade. Desejamos, inicialmente, implantar um núcleo maior de raças puras para poder oferecer reprodutores a todos os nossos parceiros no Brasil e na América do Sul. Para tudo isso, contamos com o apoio de uma equipe local de cerca de vinte pessoas. No total, o Grupo Axiom tem um total de 130 colaboradores e temos especialistas que podem vir de diferentes partes do mundo para complementar e apoiar nossos clientes e parceiros.
Conclusão
Para concluir, gostaria de informá-los que a Axiom está entrando no mercado sul-americano. Faremos tudo o que for necessário para oferecer o melhor da nossa genética e contar com uma equipe eficiente para apoiá-los no desenvolvimento da sua produção de suínos.
Maio de 2024 / Choice Genetics.