X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Você está vendo a edição Português (Brasil) Mudar para edição English (Global) Mostre mais

APC destaca a importância dos níveis adequados de inclusão do plasma spray dried em dietas de creche

Quando utilizado no nível adequado, o plasma se configura como um importante ingrediente rentável, com benefícios que vão além da nutrição e impacta a lucratividade do produtor.

15 Março 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O uso de plasma spray dried (SDP) em dietas ajuda os suínos a terem um desempenho e condição de saúde melhoradas em todas as fases da suinocultura como na creche, em matrizes, na gestação e lactação, bem como, no crescimento e na terminação. Independente do cenário, é de extrema importância utilizar o SDP com inclusão correta, nas dietas de cada fase, a fim de obter o máximo desempenho e benefício econômico para o produtor.

Diante disso, a empresa APC ressalta que as dietas mais complexas e que exigem maior investimento, formuladas para conter níveis adequados e equilibrados de nutrientes e aminoácidos digestíveis, juntamente com níveis apropriados de proteínas funcionais, como o plasma spray dried, ajudam os animais a superar os desafios que são comumente enfrentados, como o estresse pós-desmame, que gera redução do consumo e crescimento, aumento de diarreia e processos inflamatórios. Essas dietas permitem que os leitões tenham um ótimo desempenho inicial e uma fase de terminação eficiente, saudável e rentável.

Por isso, inclusões inadequadas de SDP podem não gerar o efeito na saúde dos suínos que justifica o uso do plasma, sendo ineficaz para melhorar a rentabilidade do produtor.

Para auxiliar a nortear a inclusão adequada de plasma, Silva et al., 2022, estudou o impacto de diferentes inclusões de SDP e seus efeitos no desempenho dos animais até o abate como apresentado na Tabela 1. Foi observado que maiores inclusões de SDP na dieta de creche aumentaram o peso vivo (PV) na saída de creche e ao abate com um aumento máximo de peso final (PVF) para suínos alimentados com 0,311 kg de plasma por suíno durante a fase de creche. Todos os grupos que receberam plasma nas dietas de creche apresentaram menor índice de pneumonia (P<0,01), demonstrando o impacto sistêmico do ingrediente.

Tabela 1. Desempenho da creche até ao abate de suínos alimentados com dietas com diferentes inclusões de plasma (valores em kg).

1 Cubic response to SDP intake (P = 0.08. 2 Cubic response to SDP intake (P < 0.05). 3 Linear response to SDP intake (P < 0.05). 4 Quadratic response to SDP intake (P = 0.08). ns=not significant (P>0.10). Silva et al., 2022, IPVS. 2022.

Para finalizar, a APC afirma que não existe uma recomendação única de inclusão de plasma para todas as granjas. É necessário avaliar o contexto econômico do mercado, levar em conta a estratégia de nutrição, conhecer as necessidades dos produtores e os desafios sanitários que as granjas estão enfrentando. Quando utilizado no nível adequado, o plasma se configura como um importante ingrediente rentável, com benefícios que vão além da nutrição e impacta a lucratividade do produtor.

APC 2023.

Visto 90 vezes

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista