A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) lançarão na próxima quarta-feira (16) uma cartilha de Carne Suína na Merenda Escolar. A iniciativa é mais uma entrega exclusiva para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e para o sistema ABCS.
O material tem objetivo de aumentar a inserção da proteína suína na alimentação escolar de crianças, jovens e adultos brasileiros matriculados na rede pública de ensino. Baseado nas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, a cartilha tem como público alvo nutricionistas das escolas, já que são elas as responsáveis pela elaboração do cardápio das instituições.
Em Goiás, a inclusão da carne suína na merenda escolar começou há 20 anos, em 2003, em Goiânia e Rio Verde, após trabalho da AGS. Atualmente, a associação conseguiu incluir a proteína no cardápio das escolas públicas de 28 cidades goianas. Mais de 200 mil alunos consomem a carne de porco no Estado.
14 de agosto de 2023 /AGS /Brasil.