A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, através de seu presidente, Valdecir Luis Folador, participou na manhã desta segunda-feira (25) da audiência pública para debater as causas da crise da suinocultura no RS e as alternativas para viabilizar o setor, em uma realização da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do RS – AL/RS.
O dirigente da entidade iniciou contextualizando sobre o aumento de 18% na produção gaúcha de suínos no período de 2016 a 2021, considerando plantel e ganhos de produtividade. A partir de meados de 2019, houve um novo crescimento na produção com a entrada da demanda chinesa, em função dos problemas que a China enfrentou no período.
Atualmente, o produtor tem o custo médio de R$8,01 (média março, Embrapa Suínos Aves) para produzir um suíno e, por ele, recebe cerca de R$5,92 (Pesquisa Semanal da Cotação do Suíno, Milho e Farelo de Soja, cotação 14/04).
Medidas
Segundo Folador, as seguintes medidas, já encaminhadas ao Governo Federal, podem ser adotadas para minimizar os problemas enfrentados pelos suinocultores: prorrogação de custeios e investimentos e reativação da linha retenção de matrizes; junto ao Governo Estadual, a isenção ou redução (de 6% para 3%) na alíquota sobre o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nas vendas interestaduais de suínos vivos.
25 de abril de 2022 /ACSURS /Brasil.
https://acsurs.com.br