Produtores de suínos em Mato Grosso solicitaram ao governo do estado a redução do ICMS, bem como a inclusão da carne suína no cardápio das refeições servidas em escolas e penitenciárias. Os pedidos visam minimizar o impacto da crise pela qual a atividade passa há pelo menos 18 meses.
A solicitação de medidas ao governo de Mato Grosso foi realizada pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda, durante visita a granjas de suínos e frigoríficos.
Acrismat encaminha pedido de redução de ICMS para ALMT
Um documento solicitando a redução de ICMS para frigoríficos de suínos em operações interestaduais foi elaborado pela Acrismat e encaminhado para aos deputados estaduais que representam o agronegócio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O documento foi elaborado a pedido do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo).
O setor justificou que a crise econômica impactou negativamente o custo operacional das indústrias. Dados do segmento apontam que a produção de carne suína em Mato Grosso é responsável por 6,5 mil empregos diretos e 19,5 mil indiretos, e arrecadou cerca de R$ 46 milhões em ICMS em 2021.
São 28 plantas frigoríficas, sendo 5 com Inspeção Federal (SIF), 6 com Inspeção Estadual (SISE), e 17 com Inspeção Municipal (SIM).
31 de outubro de 2022 /CANAL RURAL /Brasil.
https://www.canalrural.com.br/