A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio das doze entidades estaduais afiliadas, encaminhou um ofício a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina solicitando a suspenção temporária, até dezembro de 2021, da cobrança de PIS/COFINS sobre grãos importados nas transações realizadas com destinação para a alimentação animal, em especial para as organizações que não operam na modalidade de Drawback. A falta de auxílio do governo, neste momento, pode afetar significativamente o preço dos produtos ao consumidor final, bem como a sobrevivência de alguns produtores e pequenos frigoríficos no interior do país.
Conforme o monitoramento feito pelo Índice de Custos de Produção da EMBRAPA Suínos e Aves, produzir suínos está 45,7% mais caro, comparado com o mês de abril de 2020. A alta se dá em virtude dos preços do milho e do farelo de soja, sendo que ambos, juntos, são responsáveis por cerca de 80,12% da participação do custo operacional total.
Ainda no documento que foi enviado a Ministra, a entidade reforça a necessidade de retornar a linha de Retenção de Matrizes no Plano Safra 2021/2021, com concessão de limite de crédito de 2,5 milhões de reais por beneficiário. Essa linha de crédito é uma solicitação anual da ABCS para atender aqueles suinocultores que passam por dificuldades em relação a seus custos de produção, que tem sido cada vez mais elevados.
13 de maio de 2021/ ABCS/ Brasil.
http://abcs.org.br/