Durante a primeira quinzena do mês de junho, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) intensificou seus esforços para mobilizar parlamentares em prol da erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) nos estados do Piauí e Ceará. Ao todo, foram mais de 20 gabinetes de deputados visitados, com intuito de solicitar apoio para emendas que visem à erradicação da PSC. Na oportunidade foi entregue o estudo feito pela Associação “Retrato da Suinocultura Brasileira 2024”, que mostra os principais números do setor e a importância da cadeia ao Brasil.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicou que há urgência na necessidade de recursos. “É fundamental garantir a sanidade do rebanho suinícola, que é crucial para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico das regiões afetadas pela PSC. Estamos comprometidos em trabalhar para assegurar os recursos necessários”.
A equipe técnica da Comissão demonstrou interesse no programa e solicitou que a ABCS organize uma reunião entre parlamentares e o MAPA para discutir mais detalhadamente a questão. A entidade continua suas ações de mobilização e diálogo com os deputados e demais autoridades responsáveis.
18 de junho de 2024 /ABCS /Brasil.
https://abcs.org.br