O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e as consultoras governamentais da ABCS, reuniram-se pela primeira vez com o Ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, na última sexta-feira (24). Com intuito de construir uma agenda positiva entre MAPA e ABCS, Lopes apresentou as prioridades da suinocultura ao Ministro e aos representantes da secretaria de Defesa Agropecuária e da secretaria de Política Agrícola do Ministério que estavam presentes.
Lopes explicou ao ministro detalhes da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), que atualmente ocorre em Alagoas e o papel da ABCS junto a iniciativa privada no combate a doença. Como sugestão à demanda, o presidente da ABCS reforçou a importância de se criar via lei um fundo nacional de sanidade.
O presidente da ABCS levou ao ministro as dificuldades dos produtores em usar os recursos liberados nas linhas oferecidas no Plano Safra. Segundo Lopes, a linha ABC e Inovagro precisam aumentar o valor oferecido ao produtor de suíno por CPF. E, por fim Lopes reforçou a importância de inserir a linha de retenção de matrizes no Plano Safra deste ano, com o prazo de carência estendido.
Para finalizar a agenda, o ministro Fávaro disse que está trabalhando para inserir a carne suína no Exército Brasileiro. O presidente da ABCS disse que o setor está preparado para atender essa demanda e explicou que a inclusão da carne suína nos programas de governo é uma prioridade da ABCS, com intuito de aumentar o consumo e garantir o escoamento da produção.
28 de fevereiro de 2023 /ABCS /Brasil.
https://abcs.org.br