Com o intuito de descomplicar as normativas que tratam das legislações em fábricas de ração, facilitar a compreensão quanto às normativas vigentes e também trazer informações para o aprimoramento de todos os elos da cadeia suinícola quando o assunto é a resistência antimicrobiana, a ABCS publicou o primeiro de uma série de informativos técnicos sobre fábricas de ração.
A resistência das bactérias frente aos ao que se refere às diferentes classes de antibióticos mais utilizados em nível mundial, representando um risco à saúde humana e animal, pois novos princípios ativos levam décadas para serem desenvolvidos. Em outros países outras ferramentas alternativas têm sido utilizadas como substitutos, como melhoradores de desempenho, e esse deve ser um importante ponto de atenção aos produtores brasileiros e nutricionistas nas fábricas de ração, já que a Instrução Normativa Nº 113 prevê diretrizes quanto ao manejo nutricional e a boa saúde dos animais, e já está em vigor desde fevereiro deste ano.
A fábrica de ração é o segmento que representa até 80% do custo do negócio suinocultura. O trabalho da Instituição é de orientar a cadeia de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os informativos serão disponibilizados durante todo o ano, até dezembro de 2021. O primeiro desta série já está disponível no link que segue abaixo.
http://abcs.org.br/wp-content/uploads/2021/04/resist%C3%AAncia-antimicrobiana-1.pdf
03 de maio de 2021/ ABCS/ Brasil.
http://abcs.org.br/