Afim de dar apoio aos profissionais que tem garantido a continuidade da produção de alimento à campo, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) reuniu informações para ajudar os suinocultores e colaboradores das granjas a compreenderem os riscos associados à doença e as melhores formas de se protegerem.
As orientações foram elaboradas pela equipe técnica da ABCS e contam com dicas relacionadas a higiene pessoal, aos cuidados nas instalações, recomendações quanto ao convívio social e o escalonamento das equipes de trabalho, transporte dos funcionários, cuidados durante o manejo nas instalações, e evitar ao máximo as visitas no local.
Assim, a ABCS desenvolveu um material que engloba todos os informativos já realizados, e outros documentos auxiliares, buscando fornecer as mais completas informações aos diversos setores de atuação da suinocultura. Entre esses materiais, estão contemplados um checklist voltado para a granja, como um meio de controle das medidas implementadas para evitar a disseminação da COVID-19, medidas já existentes, mas não funcionais e medidas que poderão ser adotadas na unidade de produção.
Para mais, a ABCS divulga, em conjunto, o manual técnico operacional desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Cambridge (UK), liderados pelo Professor Doutor Adroaldo José Zanella, professor de bem-estar animal, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), tendo também como objetivo fornecer orientações nas granjas, visando diminuir o risco de propagação do novo vírus. manual tem uma versão escrita e também conta com outras versões elaboradas para facilitar a comunicação com esses trabalhadores, que consistem em um material gráfico, com ilustrações e podcasts.
O material da ABCS pode ser conferido neste link: https://is.gd/NcD20h
Já o manual da USP pode ser acessado no site: https://is.gd/DSfhiB e na playlist do Spotify: https://is.gd/jzIToa
26 de maio de 2020 - ABCS
abcs.org.br