Os resultados são apresentados no primeiro relatório anual de vigilância sobre vendas e uso de antimicrobianos em medicina veterinária na Europa (ESUAvet). Os dados correspondem ao ano de 2023, marcando o início de um exercício periódico que resultará em relatórios anuais.
As vendas de antibióticos para animais de produção representaram 98% do total de vendas de medicamentos veterinários contendo substâncias com atividade antibiótica na União Europeia. A classe de antimicrobianos mais vendida foram as penicilinas, seguidas pelas tetraciclinas e sulfonamidas.

De acordo com a categorização do AMEG (EMA Expert Group) sobre o uso prudente e responsável de antibióticos em animais, aproximadamente 65% das vendas totais da UE para animais de produção foram para substâncias da Categoria D (a serem usadas como tratamento de primeira linha sempre que possível), 29% para substâncias da Categoria C (a serem consideradas somente quando não houver antibióticos clinicamente eficazes da Categoria D disponíveis) e 6% para substâncias da Categoria B (de importância crítica na medicina humana, portanto seu uso em animais deve ser restrito para mitigar o risco à saúde pública).
Esta é a primeira vez que dados de uso foram coletados em escala nacional. Muitos países ainda estão no processo de estabelecer ou melhorar seus sistemas de coleta de dados sobre o uso de antimicrobianos. Por esse motivo, os dados compartilhados para 2023 não eram completos ou precisos o suficiente para produzir informações quantitativas. Os Estados-Membros comprometeram-se a reforçar os seus sistemas de recolha de dados de utilização, com o objetivo de melhorar a sua precisão e cobertura.
Vendas e uso de antimicrobianos em medicina veterinária na Europa
31 de marzo de 2025/ Agencia Europea de Medicamentos/ Unión Europea.
https://www.ema.europa.eu