A ASEMG junto com SEBRAE/MG e UFV em uma reunião com suinocultores dos diversos polos suinícolas de Minas discutiram sobre oportunidades de venda da energia gerada a partir de biodigestores. O encontro tratou sobre trâmites necessários, viabilidade, bem como a demanda de possível comprador. Foi apresentado duas rotas para geração de energia: Biogás/Biometano, onde a energia é produzida a partir dos dejetos dos suínos Esse sistema, além de gerar energia para as granjas, dá um destino sustentável para os resíduos da produção trazendo também benefícios financeiros.
Em estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a suinocultura ocupa o 6º lugar no ranking do Brasil de potencial geração de Biogás/ Biometano, e Minas Gerais ocupa a 3º posição, entre os estados do país. Atualmente, são 47 plantas de cogeração localizadas nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Zona da Mata, o que demonstra o potencial do Estado em relação ao tema e abre uma extensa gama de possibilidades aos suinocultores.
A proposta é que o SEBRAE faça uma consultoria para a formação do consórcio ou cooperativa para a geração de energia da suinocultura.
14 de abril de 2021/ ASEMG/ Brasil.
http://www.asemg.com.br/