Um trabalho que conta com a participação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) já está facilitando o processo de certificação de granjas de reprodutores suídeos, uma atividade de grande importância econômica que requer um nível sanitário adequado.
Empresas e produtores que atuam na área e precisam se submeter à legislação específica para a realização de coletas e certificação já podem utilizar a assinatura gov.br. Entre as vantagens estão o aumento na confiabilidade, agilidade, transparência e, também, a rastreabilidade dos processos de certificação, que agora são feitos de forma totalmente online. Além de ser um processo ágil, o uso da solução digital do gov.br permite a verificação de todas as etapas dos processos pelos produtores e empresários.
A disponibilização da assinatura gov.br, ferramenta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), inseriu-se em um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido na Universidade relacionado à predição de doenças nos processos de Granjas Reprodutoras de Suídeos Certificados (GRSCs). Intitulado “Aplicação de técnicas de machine learning para predição de prevalência de doenças no processo de granjas de reprodutores de suídeos certificados e ficha epidemiológica mensal de suínos”, o projeto conta com financiamento do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).
O projeto de pesquisa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, que compõem o serviço oficial responsável pelas normativas e acompanhamento dos processos de certificação de GRSCs, e são as entidades que, juntas, emitem um certificado.
23 de agosto de 2023 /UFSM /Brasil.
https://www.ufsm.br