A Comissão, no âmbito do "Plano de Ação Europeu: Uma Saúde" para combater a resistência antimicrobiana, comprometeu-se a rever a legislação sobre a vigilância da resistência antimicrobiana (AMR) em bactérias zoonóticas e comensais em animais de fazenda e alimentos.
De 2015 a 2018, a Comissão realizou uma série de auditorias nos Estados-Membros para avaliar a implementação da Decisão de Execução 2013/652 / UE pelas autoridades competentes, que destacaram que os Estados-Membros irão enfrentar certas dificuldades de implementação.
Em 2019, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou um relatório científico intitulado "Especificações técnicas sobre a monitorização harmonizada da resistência antimicrobiana em bactérias zoonóticas e indicadoras de animais produtores de alimentos".
Este relatório recomenda adaptações específicas do atual sistema de monitoramento, a fim de responder efetivamente à ameaça da AMR e garantir a continuidade na avaliação a partir de 2021. Essas adaptações recomendadas referem-se principalmente às populações de animais produtores de alimentos ou categorias de alimentos a serem amostradas, o desenho da amostragem a ser seguido, as espécies bacterianas a serem testadas para AMR e os métodos analíticos a serem testados. eles devem usar os laboratórios responsáveis pelos testes.
Novembro de 2020 / EURLEX / Unión Europea.
https://eur-lex.europa.eu