A União Européia e o México concluíram o último elemento que estava pendente na negociação de seu novo acordo comercial.
Sob o novo acordo UE-México, praticamente todo o comércio de mercadorias entre a UE e o México estará isento de direitos aduaneiros. O acordo agora também inclui regras inovadoras sobre desenvolvimento sustentável, como o compromisso de implementar efetivamente o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. É também a primeira vez que a UE concorda com um país latino-americano em questões de proteção de investimentos. A simplificação dos procedimentos aduaneiros ajudará a impulsionar as exportações.
O Acordo Global mais amplo, do qual o acordo comercial é parte integrante, também abrange a proteção dos direitos humanos e contém capítulos sobre cooperação política e cooperação para o desenvolvimento. Este também será o primeiro acordo comercial da UE a incluir disposições para combater a corrupção, com medidas para combater suborno e lavagem de dinheiro.
O México removerá suas altas tarifas sobre os principais produtos alimentícios da UE, como massas (atualmente sujeitas a tarifas de até 20%), chocolate e confeitaria (com tarifas acima de 20%), queijos azuis (até 20%), maçãs e pêssegos enlatados (até 20%), praticamente todos os produtos suínos (até 45%) e produtos de aves economicamente relevantes (até 100%).
Próximas etapas
A revisão legal do contrato está sendo finalizada. Após a conclusão do processo, o contrato será traduzido para todas as línguas da UE. Quando as traduções forem feitas, a proposta da Comissão será enviada ao Conselho e ao Parlamento Europeu para assinatura e celebração.
Contexto
O acordo comercial faz parte de um acordo global mais amplo que define a estrutura para o relacionamento da UE com o México e cobre questões de interesse comum que estão além do escopo do comércio, como questões políticas, mudanças climáticas e direitos humanos. O México foi o primeiro país latino-americano a assinar, em 1997, um acordo global com a UE. A UE e o México iniciaram as negociações para esse novo acordo modernizado em maio de 2016. Eles chegaram a um acordo em princípio dois anos depois, em abril de 2018, e deixaram alguns problemas técnicos pendentes para uma discussão mais aprofundada. Já foi alcançado um acordo completo sobre essas questões.
29 de abril de 2020 / CE / União Europeia.
https://ec.europa.eu