Devido à invasão da Ucrânia e ao bloqueio de seus portos pela Rússia, grãos e outros produtos agrícolas ucranianos não podem chegar aos seus destinos. A Comissão Europeia apresentou um plano de ação para estabelecer "corredores solidários" para assegurar que a Ucrânia pode exportar cereais, mas também importar os bens de que necessita, desde ajuda humanitária a alimentos e fertilizantes.
Milhares de vagões e caminhões aguardam a luz verde do lado ucraniano. Entre os desafios estão as diferenças na largura dos trilhos: os vagões ucranianos não são compatíveis com a maior parte da rede ferroviária da UE, então quase todas as mercadorias devem ser transferidas para caminhões ou vagões que se encaixam no padrão da UE. Este processo é demorado e as instalações de transbordo ao longo das fronteiras são poucas.
Para fazer face a estes obstáculos e estabelecer os corredores solidários, a Comissão, juntamente com os Estados-Membros e as partes interessadas, trabalhará a curto prazo nas seguintes ações prioritárias:
- Material circulante, navios e caminhões para mercadorias adicionais.
- Capacidade das redes de transporte e terminais de transbordo: deve ser dada prioridade aos embarques de exportações agrícolas ucranianas e à transferência urgente de carregadores móveis de grãos para os terminais fronteiriços relevantes para acelerar o transbordo. Um acordo de transporte rodoviário com a Ucrânia também eliminará os estrangulamentos. Para encorajar as transportadoras da UE a autorizarem a entrada dos seus veículos na Ucrânia, a Comissão irá também explorar opções para complementar as garantias financeiras.
- Operações aduaneiras e outras fiscalizações: a Comissão sugere as autoridades nacionais a aplicarem a máxima flexibilidade e a assegurarem pessoal adequado.
- Armazenamento de mercadorias no território da UE: a Comissão avaliará a capacidade de armazenamento disponível na UE e coordenará com os Estados-Membros para ajudar a garantir mais capacidade de armazenamento temporário para as exportações ucranianas.
A médio e longo prazo, a Comissão trabalhará também para aumentar a capacidade estrutural dos novos corredores de exportação e estabelecer novas ligações de infraestrutura no âmbito da reconstrução da Ucrânia.
12 de maio de 2022/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu