O presidente da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu, Norbert Lins (PPE, DE) e a maioria dos grupos políticos da comissão enviaram uma carta ao Comissário da Agricultura Janusz Wojciechowski, solicitando à Comissão Europeia para que tome "iniciativas imediatas com o objetivo de minimizar os efeitos negativos e antecipando graves perturbações na suinocultura”.
"O aumento do custo dos insumos, eletricidade, serviços veterinários, excesso de oferta devido à queda da procura por parte dos chineses, devido ao abastecimento de outras regiões e o impacto negativo da PSA nas exportações reduziu as margens de lucro. O resultado desses efeitos é uma maior pressão no mercado interno”, diz a carta.
“Além disso, o surto de PSA na Itália. A situação pode piorar ainda mais se a exportação de produtos suínos italianos entrar em colapso, especialmente presuntos curados em mercados de países terceiros”, acrescenta o presidente da Comissão de Agricultura.
A carta alerta para as possíveis consequências, que pode levar a uma maior concentração da produção de suínos na UE e à criação de centros de produção industrial de suínos com todos os efeitos negativos ambientais, climáticos e de regionalização contra o "Green Deal" e "Farm to Fork".
Lins insistiu que "é tempo de a Comissão intervir com forte apoio ao setor através de ações promocionais, visando a abertura de novos mercados e consolidação dos existentes, bem como a intervenção no mercado a nível da UE e esperamos que tudo possível seja feito”.
28 de janeiro de 2022/ Parlamento Europeo/ Unión Europea.
https://www.europarl.europa.eu/