Suínos estão com preços em alta, assim como grãos. A estiagem atinge os cultivos e os efeitos começam a aparecer na diminuição de área plantada e queda na qualidade. Está tudo detalhado no Boletim Agropecuário de novembro, documento emitido mensalmente pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) com avaliação das principais cadeias produtivas catarinenses.
O preço do suíno vivo variou 16,8% nas primeiras semanas de novembro em comparação a outubro e 63,3% na comparação com novembro de 2019. Além da forte demanda internacional, em especial por parte da China, o aumento no custo de produção explica a alta, que vem sendo observada desde maio. Em outubro, Santa Catarina exportou 46,41 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos), alta de 7,7% em relação ao mês anterior e de 36,2% na comparação com um ano atrás. As receitas foram de US$107,92 milhões, crescimento de 11,1% em relação ao mês anterior e de 46,8% na comparação com outubro de 2019.
Para o milho grão o cenário é de sustentação de preços em níveis elevados para 2021, com a demanda global aquecida, cotações futuras subindo em Chicago e grande volume de vendas antecipadas da safra 2020/21. A safra de verão no Estado sofre com a estiagem prolongada, com perdas significativas no Oeste catarinense.
No caso do milho silagem, as expectativas de redução da produtividade se somam a cada semana. As perdas na região Oeste devem ultrapassar 20% e a qualidade também vem sendo atingida de forma irremediável. Entre os produtores, o que se observa é preocupação com o alimento para o rebanho leiteiro no próximo ano.
No mês outubro, os preços da soja em Santa Catarina apresentaram reação de 14,8% frente a setembro, continuando a bater recordes. O cenário do mercado é de sustentação de preços em níveis elevados no final de 2020, com a demanda global aquecida, cotações futuras subindo em Chicago e grande volume de vendas antecipadas da temporada 2020/21. A estiagem está afetando a cultura. Em várias regiões do Estado, o plantio está registrando atraso em relação à safra passada e as lavouras já emergidas estão bastante desuniformes e com baixo desenvolvimento inicial.
24 de novembro de 2020 / EPAGRI / BRASIL.
https://www.epagri.sc.gov.br