X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Suinocultores do Paraná promovem ajustes no rebanho

Produtores têm reduzido o peso do suíno encaminhado para abate e descartado matrizes menos produtivas.

18 Fevereiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Com os custos de produção em alta, estagnação dos preços recebidos pelos produtores e oferta excessiva, a suinocultura paranaense tem apostado em ajustes no rebanho como forma de passar pelo momento de crise. Entre as práticas adotadas nas granjas estão o descarte de matrizes com base em indicadores de produtividade e na redução do peso dos animais encaminhados para abate. Desta forma, além de reduzir a oferta de carne disponível no mercado, produtores e indústrias conseguem diminuir os gastos com alguns custos, principalmente alimentação. Esse cenário foi abordado em reunião da Comissão Técnica (CT) de Suinocultura da FAEP, realizada nesta quinta-feira (17), por videoconferência.

O contexto de crise da suinocultura passa por um cenário em que os principais insumos da alimentação dos animais, a saca de milho e a tonelada do farelo de soja, vem sendo negociados, em média, a R$ 100 e R$ 3 mil, respectivamente. Além disso, há perspectivas de que a China reduza suas importações, em razão da recomposição de seu rebanho doméstico. No mercado interno, a expectativa é de que a demanda continue estável. Ou seja, a tendência é de que o país tenha um excesso de oferta. Tudo isso explica a estratégia do setor de ajustar o rebanho.

Outro ponto mencionado na reunião é que, apesar da crise para os produtores e para as agroindústrias, o comércio varejista tem mantido margens largas de lucro. Suinocultores e industriais defenderam a deflagração de uma campanha publicitária focada em dois pontos: no estímulo ao consumo de carne suína; e na elucidação da composição do preço dos produtos pagos pelo consumidor, explicitando quanto fica com os mercados.

17 de fevereiro de 2022 /FAEP /Brasil.
https://www.sistemafaep.org.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157308 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags