Cerca de 30 agricultores de seis comunidades do Município de Santa Izabel do Pará participaram da Demonstração Técnica (DT) em Suinocultura, realizada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Santa Izabel. A atividade, ocorreu em decorrência da observação do aumento da produção de suínos e do interesse pela expansão da atividade pelos agricultores da Comunidade. Atualmente, só a comunidade Santa Maria Maravilha reúne 110 famílias, 20 delas realizando a suinocultura. Para levar a capacitação a esses produtores, o escritório local da Emater em Santa Izabel buscou o apoio do escritório regional de Castanhal, por conta da necessidade de orientações técnicas voltadas à nutrição animal.
Durante a atividade de Demonstração Técnica (DT), o zootecnista da Emater, Daniel Diniz falou sobre os desafios da suinocultura no contexto da agricultura familiar e explicou aos produtores como obter lucro com sua produção conhecendo desde os custos de produção, que envolvem a escolha da alimentação (alternativa ou comercial), o controle do ganho de peso, além da escolha das raças para engorda e reprodução, combate a doenças entre outras informações importantes para os produtores obterem lucro com a produção.
A ração comercial produzida pelos próprios produtores em sua propriedade pode gerar uma economia de custos com a alimentação dos suínos em torno de 30%. Outra opção de ração apresentada na DT foi a ração alternativa, feita com produtos orgânicos e resíduos que podem gerar até 50% de economia com a alimentação dos animais.
20 de outubro de 2021/ Governo do Pará/ brasil.
https://agenciapara.com.br/