Em 6 de Setembro, foi confirmado o primeiro caso de peste suína africana na Suécia. A PSA foi detectada numa amostra de um javali encontrado morto a sudeste de Fagersta, no condado de Västmanland.
Desde 25 de agosto, sete javalis mortos foram encontrados numa área limitada do distrito de Fagerstat. Amostras de outro javali estão a caminho para análise.
Embora até agora não se saiba como a infecção chegou, tendo em conta que a área afetada está muito longe da área infetada mais próxima na Europa, as autoridades veterinárias do país acreditam que foi causada por humanos e não por javalis.
Uma das primeiras medidas serão as organizações de caça para determinar a extensão da área afetada. Isto é feito através da procura de javalis mortos em combinação com o conhecimento da sua área de distribuição.
Dentro da área afetada, todo acesso será inicialmente proibido. Isto significa, por exemplo, que não é permitido permanecer, colher frutos silvestres e cogumelos, caçar, trabalhar na silvicultura ou realizar outras atividades ao ar livre.
07 de setembro de 2023/ SVA/ Suécia.
https://www.sva.se