O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e a Embrapa estão articulados como parte de um projeto que promete gerar renda aos agricultores ao mesmo tempo em que pode expandir os negócios da suinocultura e da avicultura, além da pecuária de corte e de leite. É o projeto Duas Safras, que visa incentivar, dentre algumas alternativas, o plantio de culturas de inverno não apenas para a venda de grãos, mas para a alimentação animal.
A capacitação visa repassar as mais modernas tecnologias para o manejo de culturas como o trigo, principal cultura do inverno gaúcho, além de cevada, centeio, triticale e aveia.
Um dos objetivos do Duas Safras é explorar áreas que no inverno que não estejam envolvidas com a produção de grãos. E a colheita serviria para resolver dois problemas. Um é a dificuldade de alimentar o rebanho bovino no verão com forragens conservadas, quando a atividade perde área para o plantio de soja. A outra é o déficit de aproximadamente 9 milhões de toneladas de milho, principal fonte energética de aves e suínos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A Embrapa Trigo trabalha no desenvolvimento de cultivares adaptados à fabricação de ração, substituindo o milho na alimentação de aves e suínos. A aquisição desses grãos será feita pela indústria, mas está se articulando com entidades veiculadas a ABPA e a associações de produtores de aves e suínos para que acenem com programas de aquisição e canais de comercialização desses produtos.
27 de maio de 2021/ Senar/ Brasil.
http://www.senar-rs.com.br/