A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAPE) realizou uma reunião com os criadores locais de suínos, um momento histórico para o setor produtivo, que irá culminar na futura criação da 1ª Associação de Suinocultores de Macaíba, no Rio Grande do Norte.
Com o objetivo de organizar o setor produtivo tão importante para economia local e das famílias, a SEMAPE vem realizando uma série de visitas em todas as propriedades tanto na área urbana quanto na área rural. Diante disso foi criado o Programa: “Aqui tem Suinocultura Legal” para acompanhar tecnicamente os criadores de modo a propiciar todo o acompanhamento desde a definição do local e construção da instalação, sanidade dos animais, alimentação, substituição das fossas negras por fossas com menos impacto ao meio ambiente, acompanhamento para o abate e comercialização dos animais e da carne na feira livre e no mercado da cidade, além de buscar as parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a aquisição da ração subsidiada.
A SEMAPE organizou uma série de recomendações que são pontos a serem seguidos para que o suinocultor possa fazer parte do programa. Isso garante a participação do mesmo, além de propiciar que a atividade estará sendo acompanhada, onde tantos os animais vivos quanto abatidos poderão ser comercializados com uma certeza maior de que essa carne tem uma procedência, tendo em vista que estará tendo em todo o processo desde o início da criação até o abate com a liberação da Guia de Trânsito Animal (GTA), o acompanhamento sistemático da SEMAPE e da Vigilância Sanitária. Existe uma proibição da criação de animais em espaço urbano e é por isso, que a SEMAPE foi buscar o Promotoria do Meio Ambiente para construir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde os envolvidos assumem o cumprimento dos pontos para garantir a continuidade da atividade na propriedade.
18 de agosto de 2021/ Prefeitura de Macaíba/ Brasil.
https://www.macaiba.rn.gov.br/