Referência internacional em sanidade animal, Santa Catarina comemora oito anos como Zona Livre da Peste Suína Clássica (PSC).
Título concedido em 28 de maio de 2015, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) ao Estado e que se soma com o de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, recebido há 16 anos.
As certificações trazem ganhos para a saúde pública e para a economia catarinense e demonstram a excelência da produção agropecuária.
As conquistas são fruto do esforço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e do setor produtivo para erradicar as doenças.
Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A companhia mantém 58 postos de fiscalização fixos posicionados estrategicamente nas divisas estaduais e na fronteira com a Argentina.
29 de maio de 2023 /GOVERNO SC /Brasil.
https://estado.sc.gov.br