X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

SC: Cotação do dólar impacta preço dos grãos

A queda na cotação do dólar impacta os preços do milho e da soja colhidos em Santa Catarina, que apontam tendência de desvalorização.

4 Janeiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A queda na cotação do dólar impacta os preços do milho e da soja colhidos em Santa Catarina, que apontam tendência de desvalorização. Está tudo detalhado no Boletim Agropecuário de dezembro, documento emitido mensalmente pela Epagri/Cepa com análise econômica das principais culturas agrícolas catarinenses.

Grãos

No fim de novembro, o preço da soja produzida em Santa Catarina mostrou sinais de recuo, refletindo a retração das cotações do dólar frente ao real. Os plantios foram retomados e intensificados no final do mês passado, com o retorno da chuva ao Estado, que também permitiu a recuperação das lavoras em fase inicial.

As cotações do milho se estabilizaram após cinco meses de alta consecutiva. Dados parciais levantados pela Epagri/Cepa até o dia 10 de dezembro mostram recuo nos preços pagos ao produtor, pressionados pela redução do valor do dólar frente ao real. Contudo, os analistas avaliam que o cenário é de sustentação de preços em níveis elevados para 2021, impulsionados pela demanda global e doméstica aquecidas, cotações futuras em elevação na Bolsa de Chicago e grande volume de vendas antecipadas da safra 2020/2021. O milho silagem confirma perdas de 29% na produção na média estadual em relação ao prognóstico inicial, em decorrência da estiagem.

Pecuária

Na primeira quinzena de dezembro, a alta foi de 1,2% na média estadual. Na comparação com dezembro de 2019, a variação é de 27,7%.

Santa Catarina exportou 43,87 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos) em novembro, queda de 5,5% em relação ao mês anterior, mas alta de 20,9% na comparação com novembro de 2019. As receitas foram de US$104,87 milhões, -2,8% em relação ao mês anterior, mas alta de 29,6% na comparação com novembro de 2019. De janeiro a novembro, o estado exportou 479,39 mil toneladas de carne suína, com receitas de US$1,07 bilhão, altas de 26,6% e 37,5%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2019. Santa Catarina responde por 51,7% das receitas e do volume de carne suína exportada pelo Brasil este ano.

Leia o Boletim Agropecuário na íntegra : https://docweb.epagri.sc.gov.br/website_cepa/Boletim_agropecuario/boletim_agropecuario_n91.pdf

Dezembro de 2020 / Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e do Desenvolvimento Rural / SANTA CATARINA / BRASIL.
https://www.agricultura.sc.gov.br/

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 157255 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags