Os Estados-Membros deram o seu apoio ao estabelecimento de uma lista que designa os antimicrobianos reservados exclusivamente para o tratamento de certas infecções em humanos. Isso significa que esses antimicrobianos não podem ser usados em animais em nenhuma circunstância, portanto, a venda de medicamentos veterinários que contenham esses antimicrobianos será proibida. Através desta medida, a UE preserva a eficácia dos antimicrobianos que são de extrema importância para a saúde humana.
Os antimicrobianos listados neste ato legal foram designados com base em pareceres científicos fornecidos pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em colaboração com especialistas dos Estados-Membros da UE, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e o European Food Safety (EFSA). Mais de 30 cientistas, incluindo microbiologistas, veterinários e médicos com experiência em doenças infecciosas, contribuíram para esta avaliação científica.
A Comissão adotará formalmente a lista nas próximas semanas. A lista começa a ser aplicada 6 meses após a sua publicação.
4 de julho de 2022/ UE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission