O evento, presidido pelo vice-ministro da Agricultura, Maxim Uvaidov, contou com a presença de representantes de órgãos executivos federais, organizações de pesquisa e sindicatos da indústria.
A melhoria das medidas para impedir a disseminação do PSA está sob o controle especial do Ministério. A solução para o problema de criar uma vacina que possua todas as propriedades necessárias para uma proteção efetiva depende da profundidade do envolvimento da comunidade científica nesta questão. Maxim Uvaidov enfatizou que o desenvolvimento e a implementação de medidas modernas de profilaxia da vacina PSA no complexo de medidas preventivas antiepizoóticas certamente podem se tornar uma barreira significativa a essa doença.
As principais razões para a disseminação do PSA continuam sendo o transporte não autorizado de animais, produtos de origem animal e matérias-primas, violações de regras por criadores de fundo de quintal, circulação do vírus PSA entre javalis e formação de focos naturais dessa doença. Como resultado da reunião, observou-se a necessidade de coordenar as atividades dos departamentos, o que garantirá o fortalecimento do potencial científico existente.
Junho de 2020 / Ministério da Agricultura da Federação Russa.
http://mcx.ru/press-service/news/v-minselkhoze-obsudili-voprosy-razrabotki-vaktsiny-protiv-afrikanskoy-chumy-sviney/