O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), obteve aprovação, por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para a realização de diagnósticos para a Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS) e Peste Suína Africana (PSA).
Com o aval do Inmetro, o CEPVDF, localizado em Eldorado do Sul, aguarda agora o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para iniciar as análises. Desta forma, o CEPVDF passará a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Ministério da Agricultura, atividade antes realizada apenas por laboratórios federais.
Antes da extensão de escopo já eram realizadas, no laboratório, análises de brucelose, peste suína clássica, doença de Aujezsky e sarna, a partir de coletas feitas por servidores das inspetorias e escritórios de defesa agropecuária da Seapdr.
Para ser considerado um laboratório oficial, a instituição precisa oferecer garantias de cinco itens: competência, imparcialidade, sigilo, rastreabilidade e garantia da qualidade. Esta comprovação perpassa por auditorias do Mapa e do Inmetro, que após certificam estes diagnósticos que atendem a todos os requisitos da norma ISO 17025.
04 de maio de 2022 /SECRETARIA AGRICULTURA RS /Brasil.
https://www.agricultura.rs.gov.br