O estado do Rio de Janeiro possui o reconhecimento de zona livre da Peste Suína Clássica que foi concedido pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal. A Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença grave causada por vírus, altamente contagiosa, acomete suínos e javalis. No estado a execução de tais ações é de responsabilidades da Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura.
Em continuidade às atividades de vigilância ativa em zona livre de PSC, recomendadas pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, os técnicos da Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura estão realizando vigilância clínica e sorológica em criações tecnificadas e não tecnificadas de suínos. Trata-se da colheita de amostras de sangue de um percentual dos animais maiores de 8 meses existentes no plantel, para avaliação da possibilidade de circulação do vírus da PSC. As amostras são enviadas aos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura.
A estimativa é que participem do inquérito cerca de 50 propriedades, distribuídas pelo território fluminense, com amostragem de mais de 400 suínos. Além das propriedades onde serão realizadas as colheitas de amostras, outras 10 passarão por inspeção clínica dos animais existentes.
23 de junho de 2022 /AGRICULTURA RJ /Brasil.
https://secretarias.rj.gov.br