O Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra) apresentou um fundo de £ 300.000 para médicos veterinários e autoridades locais terem acesso a treinamento gratuito para apoiar a prontidão do Reino Unido no final do período de transição.
A partir de 1º de janeiro de 2021, a exportação para a UE exigirá um certificado sanitário de exportação (EHC), um documento que confirma que os animais vivos ou produtos de origem animal a serem exportados atendem aos requisitos de saúde. Sob o Protocolo da Irlanda do Norte, os movimentos de animais vivos e produtos animais da Grã-Bretanha para a Irlanda do Norte exigirão o mesmo nível de certificação.
Médicos veterinários oficiais ou certificadores de alimentos competentes (FCCO) são responsáveis pela emissão de certificados sanitários. O novo fundo tem como objetivo aumentar o número de médicos veterinários capacitados para certificar produtos de origem animal para exportação.
Ele também visa aumentar o número de Oficiais de Apoio à Certificação (CSOs) que podem ajudar por meio de uma série de pré-tarefas na preparação de remessas para a certificação.
01 de outubro de 2020 / Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais / Reino Unido.
https://www.gov.uk/