A queda nos preços pagos pelo suíno vivo no mercado independente em abril reduziu o poder de compra do suinocultor paulista frente ao farelo de soja. Em relação ao milho, a situação do produtor melhorou no último mês, já que a cotação do cereal caiu mais que a do animal.
No mercado de milho, conforme levantamento da Equipe Grãos/Cepea, compradores, indicando ter estoques, preferiram aguardar o bom andamento das safras para negociar a preços menores.
Em relação ao farelo de soja, ainda conforme a Equipe Grãos/Cepea, os preços foram sustentados pela oleaginosa, que operou a patamares firmes diante da valorização externa.
Logo, considerando-se o suíno vivo comercializado na região SP-5 e os insumos negociados no mercado de lotes de Campinas, o suinocultor paulista conseguiu comprar 6,60 quilos de milho com a venda de um quilo do animal em abril, quantidade 3,2% maior que a de março. Já no caso do farelo, o suinocultor pôde adquirir 3,48 quilos com a venda de um quilo de suíno, retração de 2,1% frente ao volume de março.
13 de maio de 2024 /CEPEA /Brasil.
https://cepea.esalq.usp.br