O pilar comercial do Acordo impulsionará substancialmente uma relação comercial já próspera: o comércio de mercadorias entre a União Europeia (UE) e o México atingiu 82 mil milhões de euros em 2023, enquanto o comércio bilateral de serviços atingiu 22 mil milhões de euros em 2022, tornando o México o segundo parceiro comercial mais importante da UE na América Latina.
Especificamente, as exportações agroalimentares da UE para o México ascenderam a 2,3 mil milhões de euros em 2023. O acordo ajudará a impulsionar estas exportações, uma vez que serão aplicadas tarifas zero a quase todos os principais interesses de exportação da UE, que terá vigor de 10 anos a partir da data em que o acordo começa a ser aplicado.

O acordo criará inúmeras oportunidades para os agricultores e exportadores agroalimentares da UE, uma vez que o México é um importador de produtos agroalimentares da UE. O acordo:
- eliminar tarifas até 100% sobre importantes produtos de exportação da UE, como queijo, aves, carne suína, massas, maçãs, compotas e conservas, bem como chocolate e vinho;
- aumentar a proteção dos produtos europeus tradicionais e icónicos (indicações geográficas) para 568;
- e tornará as exportações agroalimentares mais rápidas e baratas através de procedimentos mais simples.
O pacto também inclui compromissos vinculativos em matéria de sustentabilidade, direitos laborais e proteção ambiental, alinhando-se com os objetivos europeus de produção responsável. Isto não só beneficia o setor agroalimentar, mas também promove práticas sustentáveis que aumentam a competitividade.
Produtos suínos
No caso específico da carne suína, as tarifas que o México poderia aplicar às importações de carne suína da UE poderiam atingir um máximo de 45%, dependendo do tipo de produto. Nos termos do novo acordo, estas tarifas serão reduzidas para 0% para quase todas as exportações de carne suína. Para cortes específicos, como lombo, haverá uma quota inicial isenta de tarifas de 10 mil toneladas.

17 de janeiro de 2025 | Comissão Europeia | União Europeia | https://ec.europa.eu